domingo, 27 de março de 2011
A versão externa...
Hoje foi um dia importante, o dia em que tentámos ajudar o bébé Francisco a dar a volta na barriga, para que ficasse numa posição compatível com o parto. Às 9h da manhã lá fomos para o Hospital Santa Maria, onde fomos admitidos na urgência para fazer a versão externa sob a supervisão do Dr. Nuno Claude. Após várias verificações de rotina (quantidade de líquido amniótico; tamanho e posição do bébé; peso do bébé; eventuais circulares do cordão umbilical; proporção feto-pélvica) verificou-se que a manobra continuava a ser possível e viável. Então iniciou-se o procedimento médico, numa sala de tratamentos, com monitorização constante do bébé e mãe, e administração intravenosa de um poderoso relaxante muscular que tornou a barriga e útero completamente maleáveis e sem força. A manobra propriamente dita é mesmo dolorosa, pois é preciso dar pontos de apoio exteriores ao bébé e tentar moldar os seus movimentos na direcção certa. E até certo ponto tudo corria lindamente, pois o bébé é muito pequenino (percentil 11, com 2580gr.) e era muito fácil desalojar os pézinhos da bacia (aparentemente costuma ser o mais difícil). Sentia-se mesmo o bébé a usar o ponto de apoio nos pés e ajudar! O problema é que a cabeça não rodava para baixo... assim, o bébé empurrava-se todo, mas na direcção das costelas, e por mais que se tentasse não se conseguiu reverter o movimento da cabeça na direcção descendente. Foram feitas as 3 tentativas recomendadas, mas nada feito: o Francisco regressa a casa sentado ainda, e a mãe tem ordem para descansar. As marcas exteriores na barriga hão-de passar, bem como as dores - a sensação é de ter passado por uma sessão violentíssima de abdominais intensos durante muito tempo, com a barriga toda moida e vincada com os dedos dos médicos... Muito creme e uma sesta depois, o bébé mexe bem, e a mãe está menos dorida. É improvável que ele consiga dar a volta de forma autónoma, mas nunca se sabe - na próxima terça-feira vou fazer CTG e falar com a médica para vermos um plano B que, provavelmente, incluirá uma cesariana programada.
segunda-feira, 14 de março de 2011
35 semanas
Com 35 semanas, o Francisco cresce bem e agora que já sou dou cerca de meia dúzia de aulas por semana, tenho conseguido pôr o descanso em dia. Mas o que faz mesmo mais diferença é a diminuição dos níveis de preocupação: apesar de custar muito, nesta fase, estar longe do Pilates Flow, a verdade é que não tinha estrutura para continuar a preocupar-me com a Academia e prosseguir com uma gravidez segura. Por vezes é preciso fazer escolhas difíceis, e esta foi uma delas.
Apesar de maior, o Francisco continua com uma posição incompatível com o parto. No dia 27 de Março tenho a possibilidade de fazer uma intervenção em Santa Maria, para ver se isso muda, mas estou muito reticente relativamente à mesma, em virtude dos eventuais riscos. Em todo o caso, é muito reconfortante saber que estamos num país onde as estruturas médicas estão preparadas para lidar com estes casos de risco, e confio plenamente na minha médica. Amanhã terei nova consulta com a Dra. Cristina Barbosa, desta vez já em preparação do parto, que estou a planear no Hospital dos Lusíadas devido a todas estas situações. Neste momento tenho cerca de duas consultas por semana.
Até lá, tenho descansado, treinado alguma coisa (curiosamente continua a ser recomendado, e que bem me sabe!), dormido imenso, e preparado a chegada do Francisco: esta semana comecei a coser os cortinados e lençóis de alcofa, e lá para 6 feira devo começar a coser capas de edredon para a caminha de grades - ainda não vai precisar, mas nesta fase tenho tempo disponível!
Parece que para o final da semana vêm uns dias de bom tempo, o que é óptimo pois ainda me falta fazer uma máquina de roupa do bébé: atoalhados, os ditos lençois e os saquinhos de pano que cozi para levar as toilettes na mala da maternidade!
O quartinho está pronto, e o nosso quarto também já tem espaço para a alcofa - tudo pronto para este bébé chegar e tornar a nossa vida tão intensamente diferente!
segunda-feira, 7 de março de 2011
34 semanas
34 semanas! O quartinho está pronto. Amanhã damos o retoque final: a decoração nas paredes, com figuras do desenho animado favorito dos pais: My Neighbour Totoro, dos Estúdios Ghibli. Desde que estivémos nos estúdios Ghibli, em Mitaka, Japão, que nos tornámos fãs incondicionais do Sr. Miyasaki, e queremos que este bébé cresça com estas referências.
Hoje mesmo acabei de passar a ferro as roupinhas que lavei nos dias de bom tempo da semana passada. Mas o ferro é tão grande para aquelas roupinhas tão pequeninas!
Este mês reduzi drasticamente a actividade, em particular entreguei a gestão do Pilates Flow, com todo o carinho que me merece, e apenas dou algumas aulas. A verdade é que levei um puxão de orelhas da médica - apesar de estar tudo bem com o bébé, ter ficado em casa na semana passada já fez com que as contracções parassem completamente, como se quer!
Aproveito o tempo para pôr o sono em dia, planear as aulas de Pilates e dar os últimos retoques nas coisas do bébé, para preparar o início desta grande aventura que é ser mãe!
A barriga não pára de crescer, em particular desde que estou em casa, nota-se tante diferença no crescimento do Francisco!
Estou mais atenta ao bébé, e curiosamente ele vai falando com a mãe: ao pequeno almoço pede sumo de laranja - que toda a vida me deixou a mim muito mal disposta, mas que agora me sabe lindamente: é que o pai adora laranjas!
Subscrever:
Mensagens (Atom)