terça-feira, 31 de maio de 2011

Sorrisos


Agora aprendi que quando me sorriem, posso sorrir de volta!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O meu Gingubas


Quando o Francisco nasceu, encomendámos um Gingubas astronauta: um boneco de pano, feito à mão com amor por Andreia Vidal (www.gingubas.blogspot.com). Depois de algumas aventuras no espaço (gentilmente patrocinadas pelos CTT, correios de Portugal!...), este gingubas chegou por fim ao berço do Bébé Francisco, que agora dorme com as estrelas. Obrigada por um presente cheio de amor!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

7 semanas

7 semanas... e que semana difícil! Raros foram os dias em que o Francisco conseguiu descansar alguma coisa durante o dia, cheio de cólicas, especialmente durante a manhã, a partir das seis, após mamar... Mesmo quando consegue adormecer, acorda de barriguinha rija, aflito de cólicas, e só acalma sentado sobre as pernas dobradas, acabando por adormecer no ombro dos pais. São dias extenuantes, pois nunca estamos descansados um bocadinho, sempre com o menino ao colo e a choramingar. Como é um menino muito bonzinho, nem sequer chora muito alto - há vizinhos que até se espantam de nunca o ouvirem - mas custa muito vê-lo tão aflito e não poder fazer mais nada do que aliviá-lo com medicação e com estas posições.
Com 7 semanas o Francisco fez uma ecografia às ancas, para despistar possíveis más formações (devido ao facto de ser um bébé pélvico durante toda a gravidez) e ficámos logo a saber que a formação das ancas está perfeita! Obrigada, Dra. Flávia, dos HPP Lusíadas!
Ou por estar mais cansado, ou por ser mais velhinho, a verdade é que o Francisco começou agora a fazer 7 horas de intervalo entre mamadas durante a noite, o que é excelente para os pais recuperarem - dá tempo para jantarmos a dois e para dormir umas 3 horas de seguida, o que é excelente!
Em breve o blog verá o seu fim, com os dois meses do Francisco, que ficará então com o Pai, e o meu regresso gradual às aulas de Pilates - que saudades dos meus alunos, e de dar aulas!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

tummy time!


nada melhor do que estar de barriga para baixo para treinar os músculos do pescoço - já consegue sustentar tão bem a cabeça!
Aos sábados, o centro pré e pós parto organiza uma caminhada na quinta das conchas, pela manhã. Percorremos os caminhos do parque a empurrar os carrinhos de bébé, fazendo um treino excelente. No final, refrescamo-nos com conversas e água fresca!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Swaddle me


No cobertor de swaddling, acalmo sozinho e já consigo dormir melhor durante o dia! É muito confortável, em algodão biológico, e o velcro ajuda a fazer contenção - assim sei sempre onde restão os braços!

"As minhas actividades"


Do que eu mais gosto é de ouvir música e observar o móbil do "ginásio"!

Leite e mais leite...


Após esgotar o espaço de congelador disponível, achámos que era altura de adquirir - finalmente - uma arca congeladora... planeada há muito tempo (há anos que nos fazia falta) agora é uma necessidade: a duração de conservação do leite materno é muito maior (12 meses, em vez de apenas 3 no congelador) e seria uma pena deitar fora o leite extra que diariamente sobra das mamadas. Aqui estão as caixinhas diárias...

terça-feira, 17 de maio de 2011

Baby on a sling



Já tenho falado do Sling, que é um pano de transporte de bébés que o Francisco adora: está próximo de mim, sente movimento e passeia, que é o que este menino mais gosta de fazer! Aqui fica uma foto do Francisco no sling - modelo da Mama. Quando me sento (por exemplo, no café) é prático de tirar e pôr também.

Fui às compras!


Fui às compras com a minha amiguinha Marta, adivinhem o que comprámos? Dodot etapas nº2!

terça-feira, 10 de maio de 2011

Quando tenho cólicas...



Quando tenho cólicas - que já são muito poucas, graças ao colibaby - gosto de me deitar de barriga para baixo, e às vezes até adormeço!

Já tenho mais de meio metro!



Cheguei da Pediatra: tenho 51,2cm e peso 3.800kg. Estou a crescer bem e tenho todos os reflexos muito apurados! Venho todo babado com os parabéns da médica. Como sou muito vaidoso, não resisti a vestir uma roupinha de verão, que ainda está um pouco larga, mas não tarda nada vai ficar mesmo bem!

domingo, 8 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

Agarrar objectos



E em termos de desenvolvimento, eis as proezas do Francisco:

- sorri

- segura muito bem a cabeça, sobretudo quando está ao ombro ou de barriga para baixo

- abre as mãos por completo, com os dedos bem afastados

- estica as pernas com força e segura-se nelas

- segue objectos coloridos com os olhos, observa-os com atenção

- adora sons (como a roca) e música

- agarra objectos com as mãos e desenvolve força nos dedos


É especialista em mamar e encher fraldas! :)

Um mês!



Que mês tão cheio de actividade! Tantas coisas novas para aprender!






O Francisco gosta de vir com os pais para todo o lado, e o que é mais difícil para ele é mesmo dormir durante o dia. Apesar de crescer bem, é um bébé pequenino e sem grandes excessos - tem consulta no dia 10 mas o crescimento tem vindo a ser normal.






Neste primeiro mês, já cresceu um tamanho de babygrow, e os primeiros que vestiu começam a deixar de servir... Ontem mesmo, ao espreguiçar-se, descobrimos que abre a última mola de um dos babygrows favoritos - hora de subir o tamanho!






Na foto, é hora do lanche. Para ir de casa ao café, o Francisco é transportado no Sling, que adora, mas durante o lanche gosta mais de observar tudo, e por isso fica encaixado no joelho da mãe! Como ainda é pequenino, cabe mesmo nesse espaço.






Aproveitamos cada momento...

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Durante o dia...



As opiniões divergem: alguns autores dizem que até aos 3 meses os bébés não têm sequer estrutura cerebral para criar comportamentos de manha, e que se deve saciar a sua necessidade de afecto, pegando-lhes e respondendo ao choro prontamente. Outros autores dizem que se deve tentar acalmá-los sem lhes pegar, colocando-lhes a mão no peito e falando com eles, mas sem criar uma dependência do colo. Vá-se lá saber o que está certo! A verdade é que este bébé adora movimento e detesta estar parado. Pode nem estar ao colo, desde que seja embalado ou balançado... e mesmo assim, não dorme grande coisa durante o dia, apenas fica com ar satisfeito. Mas estando parado... chora inconsolavelmente, não muito alto, nem de forma contínua, mas com um ar de tal forma infeliz que os Pais ficam sem saber o que fazer. Hoje experimentámos uma nova técnica: colocá-lo na espreguiçadeira, e virar o menino na nossa direcção, falando com ele e entre nós durante o dia, para nos ouvir e ver, sabendo que está acompanhado. Mas para deixar de choramingar, só mesmo... balançando a espreguiçadeira!

Por fim, de regresso aos treinos!



Estar sem treinar 3 semanas foi difícil... mas terminou! Esta semana, com 3 semanas e 3 dias, voltei, por fim, aos treinos - que vontade!



No Centro Pré e Pós Parto, em Entrecampos, regressei às aulas, que agora são bastante diferentes das aulas que fazia para grávidas - hoje até fizémos um bocadinho de step! Sinto-me muito segura a fazer estas aulas; como adoro treinar (sentia mesmo falta!) tinha receio de me apanhar num ginásio e treinar logo com intensidade, o que poderia fazer acabar a produção de leite (é um dos grandes riscos que se corre se treinarmos logo com intensidade), e assim, nestas aulas, sei que nunca vou exagerar e que a intensidade é adequada. E as aulas são muito divertidas!



Durante a aula, o Francisco fica na sala dos bébés, com os filhotes das outras mães, à guarda de uma enfermeira e uma auxiliar. É um bocadinho estranho, a meio da aula, sermos chamadas porque o nosso bébé está a chorar inconsolavelmente, ou precisa de fralda nova, ou ainda - como hoje - saír a meio porque lhe apeteceu mamar mais um bocadinho!!! Mas geralmente voltamos rapidamente e recuperamos o exercício onde o deixámos...



Como se sabe, o Francisco gosta de estar acordado e entretido durante o dia; na verdade, só fica satisfeito se estiver em movimento, seja no sling, ao colo ou saltitando na bola de Pilates! Claro que de repente estar numa sala cheia de bébés, onde tem que estar na almofada ou no Ovo, é muito insatisfatório, e chora muito... mas é um bom treino para não ficar demasiado mimado, até porque em Setembro, quando for para a creche, não vai ter estas mordomias. Aqui está o Francisco, chorando a bom chorar no seu Ovo, ao lado dos bébés que dormem placidamente ao seu lado!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Dia da Mãe

O primeiro dia da mãe em que fui mãe... a sensação é indescritível! Adoro ser mãe, sobretudo acompanhada com este Pai maravilhoso, que é tão atento e disponível para as necessidades deste bébé e mãe. Estamos mesmo a namorar a três, a aprender a ser uma família maior, e também a aprender a lidar com este bébé que adora movimento e precisa de muitos estímulos durante o dia para se sentir acompanhado e divertido! E crescendo a família, cresce também a quantidade de amor que me cabe no coração... 3 semanas de amor a crescer de dia para dia, bébé Francisco.