sábado, 30 de abril de 2011

3 semanas



E no dia em que fez 3 semanas de vida, por fim, caíu o cordão umbilical! Olhem só o meu novo umbigo, que giro que eu estou!

domingo, 24 de abril de 2011

Amiguinha...

A minha amiga Marta veio cá lanchar um biberon comigo! Nasceu uma semana antes de mim, na quinta-feira anterior. Vejam como somos amiguinhos, damos as mãos e tudo!


Tínhamos que experimentar: a Mãe tirou leite com a bomba, directamente para o biberon esterilizado, e na mamada seguinte o Pai deu-lhe a quantidade que a médica tinha sugerido para um bébé com este peso - 60 ml. Primeiro, o ar de espanto: "há aqui algo estranho, isto não é habitual!" Depois, a realização: "bem, pormenores à parte, sabe ao mesmo!" Por fim, o apetite: dois minutos depois, com ar de espanto, "Só?! Devem estar a brincar comigo!".

Para alé, do biberon, ainda mamou mais 10 minutos...Mas a experiência foi um sucesso - quando precisarmos de deixar um biberon de leite materno já sabemos que ele fica bem - a quantidade é que tem que ser maior!

Durante o dia...


Durante o dia, gosto que me entretenham com imagens e sons. Observo formas coloridas, sigo com atenção os sons da roca e sou particularmente sensível aos sons - adoro música e sons repetitivos!

Ao final da tarde, fico rabujento com cólicas, e choro muito. Só acalmo ao colo do Pai, e quando passa é um alívio para todos - custa muito ver um bébé tão pequenino a sofrer com a barriguinha rija... nem ginástica, nem aero-om - o colo do Pai é muito melhor do que isso tudo!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Sleeping angel







Hoje o bébé Francisco faz 15 dias de vida. E que dias agitados! Aprendeu a mamar, a dormir e acordar. Aprendeu a chorar e rir, e a dar a mão. Vê o mundo cada vez melhor e com mais interesse. E cresceu tanto, tanto, que as mangas começam a ficar curtinhas!


Na consulta com a pediatra vimos que cresceu 2 cm, já mede 48 cm. E o peso aumentou para 3.240 kg, o que é excelente! Ao final do dia, por vezes já fica com a barriga rija, e chora com cólicas, mas o Pai acalma-o e passeia-o até adormecer de novo, e só acontece em dias agitados - ontem, por exemplo, porque teve que ir com os Pais à segurança social...



Durante o dia continua a ser difícil dormir, e os Pais ocupam-se de o entreter à vez: mostram-lhe imagens e vão falando com ele enquanto tenta adormecer sozinho na alcofa. Mas não chora muito - este bébé está em paz.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Que vaidoso!



De todos os meus presentes, estes foram os mais pequeninos, que me servem desde a maternidade. É que eu nasci tão pequenote, que a roupa era toda grande. A minha mãe já mandou vir roupinhas da vertbaudet das mais pequenas, e vieram entregar a casa, mas nos primeiros dias só tinha 3 bodys mesmo ao meu tamanho. Mas vou crescer num instante!

Me and my Ipad


Do que eu gosto mesmo é de ouvir sons rítmicos, como as ondas do mar ou o vento nas folhas. E para isso, nada melhor que o Ipad. Vejam a atenção que dou às imagens que lentamente desfilam aos meus olhos, enquanto se ouvem sons da natureza!

domingo, 17 de abril de 2011

Dorme, dorme, meu menino...


Vejam só como dorme ferrado este menino! Pudera, está envolto numa mantinha de lã muito especial, feita por umas mãos cheias de amor... Lençois cosidos pela mãe nos últimos dias de gravidez, mantinha feita com o coração por alguém muit especial, são soninhos descansados de quem tem a vida toda para sonhar. Obrigada, lindas mãos!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cresce como o arroz na panela!

Nasceu com APGAR 10/10, 46 cm e 2840 gr de peso. No segundo dia, pesava 2660 gr; No terceiro dia já tinha recuperado para 2,7 64 gr. Aos seis dias de idade, pesado ao fazer o teste do pézinho, o Francisco já tinha ultrapassado o peso do nascimento, pesando 2946 gr. Boa, bébé! E tudo com o leitinho da mãe. Por esta altura, o Francisco dorme cerca de 5 horas seguidas durante a noite, o que significa mamar por volta das 10h, depois por volta das 3h, e depois só mama de manhã, por volta das 6:30 da manhã. Curiosamente, era precisamente a estas horas que, enquanto grávida, eu acordava de noite para wc e snacks - era já o Francisco a preparar a mãe para esta grande aventura de amor que começou no momento em que olhei para ele. Na terça-feira é a primeira consulta com a pediatra, e até lá fizémos duas saídas: uma, ao hospital dos Lusíadas, para o teste do pézinho e saúde neo-natal. Outra, para passear até à farmácia, passando uns minutinhos pelo jardim, onde estivémos sentados ao sol - pai, mãe e filho, a lembrar que o mundo cá fora existe, num momento mágico entre os três. A mãe continua muito piegas com todos estes momentos bons e às vezes parece incrível como é que este milagre aconteceu e foi possível fazermos algo tão lindo e perfeito!

A primeira semana


A primeira semana foi de adaptações constantes e aprendizagens. Este é um bébé muito bonzinho, que dorme de noite, está mais acordado de dia, e adora companhia para ver o mundo durante a manhã. Não chora no banho, e só fica descontente se lhe dissermos para dormir muito de dia - que disparate, de dia é para ver tudo! Gosta de ficar reclinado, como na foto, perto dos pais. Na verdade, o que tem sido mais difícil é a adaptação física da mãe: por um lado, recuperar de uma cirurgia abdominal, com as dores que isso implica. Como faço alergia à maioria dos antibióticos e medicamentos, a analgesia não tem corrido muito bem, mas todos os dias melhora. Por outro lado, e apesar de querer muito amamentar, nunca esperaria que apenas ao segundo dia já tivesse leite (e não colostro), tanto e tão bom! Como o bébé é mesmo pequenino, apesar de comer muito bem não consegue terminar o leitinho todo, por isso grande parte do dia é passado a extraír manualmente o leite restante, que está a ser congelado para mais tarde fazer papas ou biberões. Isso implica um grande desgaste físico, e muitas horas de dedicação (muitas vezes em detrimento do sono), por isso não me tem sido possível estar disponível para o blog, mensagens, telefonemas ou visitas. Sei que todos compreendem, haverá muito tempo para ver o Francisco, assim que o leite estabilizar - comecei agora a usar uma bomba de extracção automática, o que facilita muito, já que ao fazer a extracção manual (que seria preferível para não estimular mais ainda a produção de leite) lesionei um ombro, devido à posição incómoda e à força que é necessária... Hoje já consigo mexer o ombro e o pescoço, embora com muitas dores, e o que ajuda mesmo são as massagens do Pai e um certo saquinho aquecida de caroços de cereja, que só pode ter propriedades mágicas da pessoa especial que mo ofereceu - alívio imediato!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dia 2



Que grande agitação! Esta manhã, o Francisco foi medido, pesado, tomou banho e duas vacinas, foi avaliado quanto à audição e ainda melhorou a forma de mamar - uf, ser bébé cansa!


O Francisco sempre mamou muito bem, mas depois dormia 5 a 6 horas de seguida, o que não é muito bom para fazer leitinho... agora, é acordado de 3 em 3 horas, e mama só de um lado - nada de ser glutão!


Mede 46 cm e continua loirinho e calmo, um verdadeiro princepezinho.


A mãe Andreia pede desculpas a todos os que têm telefonado sem sucesso, ou enviado mensagens sem resposta, mas a verdade é que recebi para cima de 200 sms e mais de 80 telefonemas entre ontem e hoje, e não tenho capacidade de resposta... Gosta muito de todos, e se não respondo nem aceito visitas é mesmo só por não conseguir. Obrigada pelo vosso carinho e apoio!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Último dia!


Chegou muito depressa, o último dia de gravidez! Pela manhã, um passeio; muito descanso, uma grande sesta, e aproveitar descontraír com o um dia de verdadeira Primavera. Amanhã, por esta hora, o Francisco já estará nos meus braços!

terça-feira, 5 de abril de 2011

Dia 7, às 7h!


Por fim, Francisco, vais passar do sonho para os nossos braços! No dia 7 de Abril, às 7h, damos-te as boas vindas a este mundo. Estás mesmo a precisar de nascer e nós cá estamos para te receber de braços abertos.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Spoil




A sessão fotográfica na Spoil foi um momento muito especial, que veio registar memórias deste tempo tão especial que foi esta gravidez. Partilho algumas imagens em que a nossa felicidade visivelmente transborda.